segunda-feira, 8 de agosto de 2016

JARDIM PLANEJADO

Para refletirmos

Aproveitamento das plantas nativas e das plantas que nascem de forma espontânea.
- Biodiversidade
Economia de energia
- Jardim Produtivo- Respeito à natureza

Ao mesmo tempo que o trabalho repetido ao longo de mais da metade da minha vida e o trânsito que me leva às lagrimas, algo em mim, mais profundo do que consigo compreender, me leva a pensar nas plantas dia e noite, quase como se eu pertencesse ao seu colo e devesse voltar para ele.

Arranquei o piso do quintal para colocar gramado e a árvore de Jatobá, atenta, sacudiu um mundo infinito de folhas no chão, cobrindo a lama formada e permitindo um creque-creque com as pisadas.

Ocorre que todas as vezes que saio subitamente lá fora, vejo os sabias ciscando essas folhas, os mesmos que tem seu ninho na Mangueira que nasceu no jardim e lá ficou. Provavelmente agora haja nova vida que os alimenta. Das sementes de girassol lançadas que se recusaram a comer, nasceram dúzias de girassóis no solo.

Num dos cantos onde eu tinha intenção de plantar bromélias, nasceram maria-sem-vergonha - impatiens walleriana e estão lindamente floridas. Vou deixar que continuem aumentando e formando por si mesmas aquele pedaço do jardim.

Repensarei também na questão da horta em casa e no cultivo de plantas. 

Acho que vou começar pelas minhas “plantas ovo” - Solanum ovigerum, pois de um vaso que ganhei, hoje tenho 150 mudas que me darão uma pequena produção. rs.

Quanto mais estudo, e o estou fazendo com todo afinco do qual tenho energia e capacidade, mais vejo que isso que é a vida.

Acho que meu jardim planejado vai ficar no papel.

Escrito alguns anos atrás, quando me aproximava da compreensão das plantas e dos jardins.

PrimaVera Fontes e Jardins
contato@primaverajardins.com.br


HIBISCO

HIBISCO

JATOBÁ

JATOBÁ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, recebi sua mensagem e responderei assim que possível. Obrigada por visitar meu blog.
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/