quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

ÁREAS DE SOL E DE SOMBRA

Que plantas escolher para este local?

Antes de criarmos nosso jardim e para sabermos onde posicionar as plantas de sol, sombra ou meia-sombra, precisamos saber sobre a posição do sol.
Afinal, não adianta colocar plantas de sombra em local ensolarado, ou plantas de sol na sombra, pois não se desenvolvem.

Primeiro precisamos observar onde nasce o sol. Para saber isso tomamos como base o Norte em relação à área. O nascente estará sempre à direita de quem olha de frente para o Norte, sendo que o Sul fica às suas costas e o Oeste à esquerda, portanto o Nascente estará localizado a Leste e o poente a Oeste.

Dessa forma sabemos as condições de iluminação que temos na área, onde o sol será mais intenso, onde será menos ensolarado.

As plantas desenvolvem sua vida pela realização da fotossíntese,  através da luz solar, variando a necessidade da quantidade e intensidade luminosa, de espécie para espécie, portanto dessa forma podemos saber quais espécies adequadas para cada local de nosso jardim.

A insolação sempre se dá nessas duas ‘faces’, o lado Sul (mais frio) quase não pega Sol, ao contrário da face Norte, que sempre tem uma boa insolação e sempre escolhemos situações de terreno com face para o Norte para o plantio de pomares, e nunca o lado Sul.

PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br

DECORAÇÃO DE JARDIM

JARDIM, JARDINAGEM

O QUE USAR PARA COMPOR O JARDIM, ALÉM DAS PLANTAS

JARDINEIRO, JARDINISTA, FIQUEM ATENTOS ÀS DICAS


Seixos de Rio, Bromélias e Samambaias - Jardim feito por
PRIMAVERA FONTES & JARDINS
Para compor um jardim aconchegante, confortável, bonito e harmonioso, podemos incrementá-lo, usando alguns elementos, além das plantas. Avalie se estes elementos ficam bem em seu jardim, pesquise sobre eles, veja o que está de acordo com o que pretende gastar e crie seu jardim. 

Veja este exemplo da foto, formando um delicioso caminho.

Alguns elementos:

  • Cadeiras, balanços, espreguiçadeiras, mesas
  • Seixos, lascas, cascalho e pedrisco
  • Troncos, raízes, placas e dormentes
  • Quiosque, pérgola e ripado
  • Spots, luminárias, holofotes e postes

Jardineiro ou você mesmo (a) em sua casa, que tal essa idéia?



Abraços!

PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

COMO PLANTAR LAVANDA

Lavandula dentata - lavanda, alfazema


LAVANDA NO JARDIM

QUE PLANTA USAR ONDE NÃO BATE MUITO SOL

Jiboia – Epipremnum pinnatum

Outra planta bonita e fácil de ser cultivada

Pleno sol ou meia-sombra.

Planta semi-herbacea, de crescimento vigoroso, muito ornamental. Folhas espessas, variegadas de amarelo ou branco, grandes e até pintadas.

Esta planta pode ficar suspensa, ser cultivada apoiada em suportes, ficar dentro de casa em local com bastante luz ou nas áreas externas. É bonita, muito resistente e fácil de cuidar.

Multiplica-se facilmente por estacas.

Jardineiro, vê aquela prateleira vazia? Apoie um vaso com essa planta e terá um toque num cantinho vazio. Ao crescer pendurando-se ao longo da parede, encantará.


PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br





terça-feira, 19 de janeiro de 2016

DICA DE COMO ORGANIZAR SUA COZINHA

ORGANIZAÇÃO DA COZINHA

O Jardim fica na parte externa da casa e nos esmeramos com ele. Nós ou nosso jardineiro tomamos todo o cuidado para que o jardim esteja agradável, que as plantas estejam viçosas, as folhagens exuberantes ...e nossa casa por dentro?

Vamos falar da orgnização da cozinha?
A primeira coisa a fazer é ter uma noção real do espaço disponível na cozinha. Para isso desocupe todos os armários e gavetas. Aproveite para fazer limpeza.

Separe os utensílios de mesa, talheres, alimentos, temperos, e assim por diante, da mesma forma que falamos quando orientamos como separar tudo que há no guarda-roupa de seu quarto em nosso blog "como arrumar o guarda-roupa", para depois dispô-los melhor e agrupados por itens no armário.

Observe bem a cozinha, a disposição dos móveis e eletrodomésticos. Se tiver armário embaixo da pia, guarde nele as panelas, sempre tampadas. Deixe no fundo as que usa menos e mais à mão as que usa com frequência. Pode guardar nesse local também os utensilios de plástico que são sempre necessários.

Objetos quadrados ocupam menos espaço e são mais faceis de guardar. Observe isso na hora das compras.

Reserve um cantinho para o detergente e a vasilha com a bucha ou esponja e o sabão em pedra. Jamais deixe alimentos próximos a materiais de limpeza.

Num espaço próximo ao fogão, que pode ser até mesmo uma prateleira ou armário fechado, coloque os temperos e ingredientes básicos para cozinhar, como óleo, sal, azeite, vinagre e condimentos.

Na hora de arrumar as latas, deixe os produtos cuja data de vencimento está próxima logo à frente, para que sejam consumidos primeiro. Ao reabastecer, coloque as compras novas na parte de trás.

Frutas, cebolas e batatas podem ficar em uma fruteira ou cestos. Não guarde cebolas junto com batatas, pois uma acelera o amadurecimento da outra.

Guarde os vasilhames sempre junto com suas respectivas tampas, para que não tenha que procurá-las por toda a cozinha quando precisar usá-los.

Colheres de pau, tábuas de carne e facas com cabo de madeira devem ser muito bem secas antes de voltar para a gaveta. 

Identifique as colheres de pau usadas para doces e salgados, evitando que possíveis aromas impregnados na madeira passem para os outros pratos que estão sendo preparados.

Muita atenção na hora de decidir o que vai para qual armário. Louças, jarras, travessas de mesa, devem ficar na parte mais acessível, onde seja possível alcançar rapidamente. Deixe para os locais de difícil acesso o que usa apenas em ocasiões especiais.

Pense bem na disposiçao interna dos armários. Às vezes duas prateleiras de altura maior são menos utilizadas do que três mais juntas.

Arranje um lugar para toalhas, guardanapos, jogos americanos  e toalhas de mesa, facilitando o trabalho na hora de arrumar a mesa.

Ganchinhos podem receber peneiras, colheres e facas.

De qualquer forma, o importante é organizar a cozinha de forma que as coisas utilizadas para cozinhar estejam por perto, as louças e talheres para arrumar a mesa de jantar estejam próximos, as coisas que utiliza para o café estejam próximos, ou seja, faça os agrupamentos de acordo. Por exemplo, seria difícil arrumar uma mesa em que a toalha está em um lado da cozinha, os talheres de outro, os pratos na prateleira encima de tal armário ...

Boa sorte em sua arrumação. Dá trabalho e até muito trabalho, tirar tudo, lavar, limpar, repor de forma mais coerente, porém depois que fizer isso, sua cozinha e seu trabalho fluirão muito melhor.

Se tiver alguma dúvida ou quiser alguma sugestão, escreva, pois para que haja harmonia onde moramos, precisamos organizar, além de limpar, para que tudo flua melhor, facilitando o dia a dia. Além disso, um jardim, seja pequeno ou grande, com aromas, flores, folhagens e texturas, um banco para relaxar, são extremamente importantes para nosso bem estar, formando assim um todo harmônico e prazeroso!

Uma ótima dica é fazer uma horta próxima à cozinha, onde haja sol, para ter seus temperos à mão. Um jardim comestível. Logo postarei mais sobre isso, mas por enquanto, vá pensando no seu. Esse jardim comestível incrementará sua cozinha.

Abraços!

PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br


JARDIM TROPICAL

JARDIM TROPICAL

O jardim tropical se caracteriza pela exuberância e densidade da vegetação, sendo utilizadas árvores, trepadeiras, orquídeas, samambaias, bromélias ... 

Exemplo de Árvores: flamboyant, jacarandá, imbaúba, ipê, jabuticabeira, mangueira, paineira, entre tantas outras.

Podem ser colocadas também plantas como azaléia, camarão, ibisco, jasmim e lantana.

Utilizar caminhos com pedras e gramas, criar espelhos d’água utilizar folhagens coloridas como, por exemplo, tinhorão e prímula. 

Plante na parte de trás do jardim as espécies mais altas e na frente as de menor porte. Sempre verificando quais são de sombra e de sol, não as misturando.

Utilize como bordaduras nos canteiros agapanto, cinerária, lírio, maria-sem-vergonha, entre outras, criando assim um clima tropical.

Enfim, há uma infinidade de plantas que caracterizam o jardim tropical. Pesquise, pergunte a um jardineiro, crie, acompanhe o crescimento e sinta-se feliz em seu espaço, pois esses jardins podem ser feitos tanto em locais muito grandes, como dentro do próprio quintal.

Os cuidados e manutenção do jardim são também importantes, fazendo podas, adubando e providenciando as regas necessárias.

Os pássaros amam!


Abraços!
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br




PLANTAS PARA AMBIENTES FECHADOS

PLANTAS ENFEITAM E MELHORAM O AR EM AMBIENTES FECHADOS

Ter plantas em casa, cultivadas em vasos, jardineiras ou jardins externos, não tem somente função decorativa. O paisagismo tem muitas outras utilidades.  O solo da jardineira pode receber uma pequena horta, os vasos podem ter especies decorativas ou ervas e temperos que bem cuidados produzem e enfeitam.

Sempre soubemos da importância das árvores e das florestas, que nos dão oxigênio retirando o gás carbônico da atmosfera. Na verdade, outras espécies de menor porte ajudam a melhorar a qualidade do ar dentro de casa. Crie seu pequeno "pulmão doméstico". 

Num cômodo de 50 metros quadrados, coloque dois vasos, por exemplo. Aumente o número de vasos se houver muita fumaça de cigarro.

Pulverize as folhas com água, filtrada se possível, usando um borrifador. Pode ser feito uma vez por semana.

Verifique sempre se há alguma praga e retire folhas e galhos secos. Poda e adubação também sao essenciais. 

Cuidado com a rega, faz tanto mal molhar demais quanto de menos. É preciso saber a quantidade de água que a planta que você escolheu necessita.

Sempre verifique se a planta que escolheu é toxica, principalmente se transitam crianças ou animais domésticos.

A variedade de plantas é grande. 

Espécies

Sombra

  • Coqueiro de salão 
  • Escudo
  • Filodendro
  • Orelha-de-burro

Meia-sombra

  • Antúrio
  • Café de salão
  • Dedinhos
  • Dracena
  • Espada-de-são jorge
  • Lírio da paz
  • Fícus
  • Peperômia
  • Rosa de prata
  • Samambaia americana
Sol
  • Cactos
  • Zebrinha

Dessa forma, além do jardim em seu quintal, varanda ou área de luz, poderá ter um pequeno jardim na sala, no escritório, no consultório, ou onde for preciso, com a função, além de decorativa, de purificadora do ar.

http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/2016/07/1000-ideias-para-montar-o-seu-jardim.html


PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br








PLANTAS PENDENTES

PLANTAS PENDENTES, debruçando-se em seus vasos, varandas, enfeitando seu jardim


  • As plantas pendentes podem ser colocadas em jardineiras nas janelas, junto a muros,  no jardim externo, penduradas na varanda ... Se plantar espécies diferentes no mesmo lugar, é preciso que tenham necessidades semelhantes de água, luz e temperatura. Jamais misture espécies de sol com espécies de sombra ou meia-sombra. Observando algumas regrinhas, suas plantas crescerão dignas dos melhores cenários.

Plantando

  • Escolha vasos ou jardineiras. O recipiente deve ser proporcional ao tamanho e quantidade de plantas.
  • Misture 1/3 de areia, 1/3 de terra vegetal e 1/3  de esterco bem curtido (podem ser adquiridos em gardens).
  • Regue a muda assim que fizer o plantio. Quanto a quantidade de água para as regas periódias, depende de cada planta, portanto pesquise sobre a quantidade de água que sua plantinha necessita.
  • Toda semana verifique se os caules estão firmes e retos, se as folhas estão viçosas e sem manchas.  Elimine ervas daninhas, botões, flores e folhas secas.

Exemplos de plantas pendentes


  • Há uma infinidade de plantas pendentes, porém seguem alguns exemplos: Aspargo, Columéia, Dinheiro em penca, Era, Jibóia, Lantana, Peperômia, Petúnia, Ripsális, Samambaias. Podemos cuidar de nossos próprios jardins ou contratar um jardineiro para fazer o plantio e a manutenção. Vamos valorizar os jardins em nossas casas, o verde a exuberância das plantas enriquecendo nosso imóvel e criando espaços agradáveis.
  • O jardim tras páz, beleza, ajuda eliminar poluição e refresca a casa. Muitas pessoas encontram distração cuidando de suas plantas. Vê-las crescer e multiplicar é maravilhoso!

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

COMO ORGANIZAR DOCUMENTOS E PAPEIS

O que é feito com as contas que pagamos, onde guardar, onde guardar as que ainda serão pagas ...

Vamos pensar em algo simples, fácil de organizar e muito eficaz para o nosso dia a dia em casa!

COMO ORGANIZAR AS CONTAS A SEREM PAGAS

  • Providenciar uma pasta ou uma caixa para as contas a pagar e uma para as contas pagas;
  • Colocar na pasta de contas a pagar, por ordem de vencimento as que deverão ser pagas;
  • Quando forem pagas,  guardar as contas e os comprovantes na caixa de "Contas Pagas";
  • Uma vez por semana, por mês ou por ano, conforme preferir e tiver tempo, arquivar as contas. 

ONDE ARQUIVAR

  • Providenciar algumas caixas, quais preferir, que podem ser as chamadas "caixas de arquivo morto" compradas em papelaria ou decorar caixas de papelão de forma artesanal para utilizar nesse trabalho.
  • Em cada caixa colocar uma ou mais contas, dependendo da quantidade. 
  • Colocar etiqueta por fora da caixa ou anotar com caneta, identificando o que há dentro. 
  • Caso vá colocar dentro da mesma caixa contas de água e de luz, por exemplo, colocar as de luz em uma pasta e as de água em outra e ambas as pastas na caixa identificando por fora "água e luz". Pronto!

Dessa forma não ficarão espalhadas pela casa ou pelas gavetas e se precisar de um comprovante de residência, por exemplo, vai encontrar facilmente os mais recentes.

Parece bobagem, mas quanto tempo se gasta procurando por documentos, comprovantes de residências. Quanto incomoda papéis por todas as gavetas.

Tudo arrumadinho, guardado, fica bem mais fácil.

Periodicamente rever essas pastas e verificar se não há coisas que podem ser descartadas. Deve-se verificar quanto tempo cada conta precisa ficar guardada e decorrido esse tempo, ir descartando o que não precisa mais ser mantido. Também não queremos acúmulo de papéis que não servirão mais para nada.

Veja também:

  • Dicas de Organização

  • Dicas de Como arrumar o guarda-roupa

  • Dicas de como organizar sua cozinha



PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br





terça-feira, 12 de janeiro de 2016

DICAS DE COMO ARRUMAR O GUARDA-ROUPA

ORGANIZAÇÃO DA CASA - COMO ARRUMAR O QUARTO, EM ESPECIAL O GUARDA-ROUPA

Um belo jardim com sua manutenção em dia, flores repostas, reforma dos vasos da varanda, a poda das trepadeiras, um banco para sentar, ler um livro, apreciar a paisagem, tudo faz parte do contexto de uma casa, portanto a parte interna da casa, sua organização e limpeza formam esse contexto junto com a parte externa. Seguindo esse pensamento, falaremos também em nosso blog sobre organização de ambientes internos. Trata-se de ordem, bem estar e conforto. Nesta publicação falaremos sobre o quarto.


Seu quarto, na hora de arrumar o guarda-roupa

Primeiro temos dificuldade em decidir qual será esse dia, depois, ficamos frente a ele sem saber por onde começar, ai dá aquela pânico, então deixamos para outro dia. E esse dia não chega ... e as coisas vão ficando mais confusas ...

Ter um guarda-roupa em ordem faz com que encontremos rapidamente uma peça sem perder tempo, principalmente na correria para o trabalho. Não importa o tamanho do armário. Qualquer móvel pode estar bem organizado. O importante é visualizar as roupas e suas possíveis combinações.

Sem pânico

Primeiro retire tudo o que não usa mais e vá separando para fazer doação e o descarte correto. Só nesse passo já eliminará um monte de coisas. Em outra pilha separe roupas que precisam ser lavadas, em outra as que precisam de concerto. Já afaste do quarto esses itens, para que fique fácil trabalhar nele.

O que mais tem no meu guarda-roupa

Bom, seu guarda-roupa deve ter roupas, acessórios, livros, sapatos, contas para pagar, contas pagas, cadernos, roupas de cama, lembranças, fotos e tantas outras coisas. No meu ponto de vista, no quarto deve ter apenas coisas que são do quarto, ou seja, vamos ver o que deve mesmo ficar nele. 

Livros - Ideal que tenham uma estante em outro local da casa, até mesmo feitas com prateleiras compradas em depósitos ou improvisadas de forma artesanal. Podem ficar na cabeceira os que estão sendo lidos no momento.

Materiais escolares - Também podem ficar em algum local mais apropriado, ou caso tenham que ficar mesmo no guarda-roupa, que haja uma prateleira ou gaveta especialmente para eles, sem que fiquem junto com as roupas ou pelos móveis.

Documentos - Compre uma caixa para guardá-los ou improvise alguma caixa de papelão, de algum presente ganho, de madeira, ou compre aquelas caixas chamadas de "arquivo morto", usadas em escritório, e os guarde lá dentro.Coloque uma etiqueta na caixa para identificar. 

Contas pagas e outros papéis que devem ser guardados - Podem ser separados nessas caixas de "arquivo morto", encontradas em papelarias, ou outras pastas, porém que cada tipo de conta ou assunto seja guardado em uma caixa diferente com etiquetas para identificar o que há dentro.

Maquiagem - Já separe um estojinho, coloque tudo que encontrar de maquiagem dentro e separe. Ao terminar de arrumar o guarda-roupa veja em que prateleira ficará esse estojinho.

Da mesma forma vá fazendo com o resto das coisas que tem no quarto. Viu que foi separando por "assunto" o montinhos? Depois vamos ver onde serão guardados e guardá-los mais agrupados, não deixando por exemplo, uma meia na gaveta, outra no criado-mudo. Items juntos.

Miudezas, vá também dispondo em caixinhas. Exemplo, junte toda caneta que achar e coloque em um porta canetas ou caixinha. Lacinhos de cabelo, grampos, pentes, separe em outro "montinho".

Limpeza

Limpe o armário internamente e externamente.

Ao guardar

Nunca junte objetos de natureza diferentes.

Agora que separou os itens (roupas de bijouterias de sapatos de papéis, de documentos, de livros ...) olhe para aquele guarda-roupa limpinho e vazio e visualize onde cada coisa poderá ser colocada. Já sabe a quantidade de calças, de camisas, de bolsas, de maquiagem, de caixas, então as disponha no móvel de acordo com os espaços. Toalhas podem ficar melhor dobradinhas nas prateleiras, do que nas gavetas. Moletom podem ficar melhor dobrados na gaveta tal, e assim por diante. Vá guardando dobradinho, bonitinho ...

O que não usa com frequência, deixe em um local onde não seja tão fácil o acesso. Sabe aquele lugarzinho chato de alcançar? Então, pode por lá. As roupas podem ser separadas por estação e nos maleiros podem ficar, além das malas, caixas, objetos e peças de roupas de uso não frequente, roupas de outra estação.

Tenha bastante cabide, para que as roupas não fiquem por cima umas das outras. Fica mais bonito e fácil de achar. Uma dica para quando num mesmo cabideiro precisar guardar roupa de duas pessoas, é comprar cabides por exemplo de cor azul para uma pessoa e verde para outra. Onde tem os cabides azuis é o espaço de uma delas. Ao terminar os cabides azuis, começam os verdes, espaço da outra pessoa.

Dentro de cada gaveta separe as roupas por cor ou tipo de uso. Exemplo: gaveta das camisetas, dobradas ou em rolinhos. Coloque todas as verdes, depois todas as azuis, etc.

Mesmo dentro da gaveta separe peças pequenas. Por exemplo, coloque nichos, separadores de papelão improvisados ou pequenas caixinhas, dentro da gaveta. Numa coloque biquinis, na outra calcinhas, na outra sutiãs, na outra meias, e assim por diante. Dessa forma você terá vários itens na gaveta sem que estejam misturados. Se tem muitas gravatas, por exemplo, e precisa uma gaveta só para elas e tem esse espaço, ok.

Não precisa abotoar todos os botões das camisas, bastando que seja abotoado o primeiro. Podem ser organizadas estando as de manga longa, seguidas das de manga curta. Separe também por cor.

Sapatos e bolsas podem ser colocados em caixas etiquetadas ou sacos. Há também diversos modelos de sapateiras para comprar. Isso caso o seu closet ou quarto não tenha já o local apropriado para os sapatos. Os de festa e de pouco uso, deixar separados dos de uso diário. Separar sandalias, chinelos, sapatos baixos, salto alto, tênis e botas mesmo que na mesma prateleira. Um par pode ficar em cima do outro ou ao lado, dependendo do espaço.

Cintos e bolsas, ou no cabine, na prateleira, em caixas que também podem ser feitas artesanalmente por vocês ou penduradas atrás da porta. Tudo depende do espaço que tiver. Mas pouco espaço não significa bagunça. Sempre há uma forma.

Dobras

Adoro dobras. Na internet há uma série de videos bacanas ensinando fazer as dobras nas roupas, lençois, toalhas, etc. Camisetas, por exemplo, podem ser dobradas da mesma forma, ficando do mesmo tamanho para facilitar na forma como serão guardadas na gaveta e proporcionarão um visual bem bonito. 

Lençois de cima, de baixo, de elástico, fronha. Onde estão? Onde coloquei? Então, dobre e guarde o jogo junto. Além de estarem todas as peças juntas, quando precisar, tem o belo visual nas prateleiras. O mesmo com as toalhas de banho, junto com a de rosto. O pijama, calça dobrada junto com a blusa. É só puxar e pronto.

Mudando a estação, recolha as roupas e guarde. Se for guardar em saco plástico, faça furos no saco para que a roupa respire. Há sacos próprios para isso em lojas. No lugar delas organize as da estação atual.

Muitas vezes não temos onde guardar as coisas e os guarda-roupas nunca são suficientes, pois temos muito mais do que damos conta de usar. Por que não comprar só o que realmente é necessário e doar o que não está mais sendo usado. 

Limpeza e organização são sinônimos de bem estar.Para que dez jogos de lençois, vinte de toalhas de banho e onde guardar tudo isso? Melhor ter menos quantidade, usar e comprar novinhas e macias repondo essas.

E depois

Depois de tudo arrumadinho, organizado, limpo, cheiroso e ventilado, porque não colocar um vaso decorativo, um terrário, ou até mesmo uma fonte com o burburinho da água para relaxar? Veja esses produtos em nosso site.

Abraços!

PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br

DICAS DE ORGANIZAÇÃO

JARDIM e ORGANIZAÇÃO do LAR

Entendo que uma casa bem planejada, organizada, com tudo no lugar e em ordem e um jardim bem cuidado, verdinho e relaxante nos trazem bem estar, conforto e facilidade com nossas coisas do dia a dia. 


Sendo assim, neste blog, além de jardinagem, assuntos para jardineiros, pessoas interessadas em plantas, arranjos, terrários, flores, também falarei sobre organização da casa, assunto que também gosto muito e acho essencial para formar um todo harmônico considerando os ambientes internos de nossa casa e os ambientes externos, nosso quintal, terraço ou varanda.

PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br

domingo, 10 de janeiro de 2016

IPÊ BRANCO

IPÊ BRANCO

NATUREZA TAMBÉM É POESIA

Ipê Branco - Sylvio Franco Ricciard)

Ontem floriste como por encanto,sintetizando toda a primavera;mas tuas flores, frágeis entretanto,tiveram o esplendor de uma quimera.Como num sonho, ou num conto de fada,se transformando em nívea catarata,tuas florzinhas, em sutil balada,caiam como se chovesse prata ...E foi tua beleza destruída logo, numa cruel fatalidade,como se fora uma ilusão perdida ...Assim também é a nossa mocidade,que passa num relâmpago na vida, mas que vale por toda a eternidade.



PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br



sábado, 9 de janeiro de 2016

BANCOS DE JARDIM

UM BANCO NO JARDIM PARA DESCANSAR

BANCOS, DECORAÇÃO, JARDIM ...

BANCO DE JARDIM, COMPONDO O PAISAGISMO POR
PRIMAVERA FONTES & JARDINS
















A cereja do bolo!

Tirado todo entulho do chão, feita a drenagem, feita a iluminação, colocada a terra preparada, colocadas as plantas, tudo planejado, bem pensado, tudo perfeito! 

Por último o banco de jardim sobre as cascas de pinus colocadas cuidadosamente sobre uma manta para ficar protegida do contato com a terra.

Agora sentar sobre a sombra de um hibisco, ao lado de clorofitos e outras plantas e ler um livro ouvindo os pássaros sobrevoando as árvores. Quer melhor?

Sempre vale a pena investir em um banco de jardim, para descanso, contemplação, além do que é um item decorativo.

PrimaVera Fontes e Jardins produz bancos de jardim artesanais. São adoráveis!


PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br




TERRÁRIOS

www.primaverajardins.com.br
TERRÁRIO PREPARADO POR
PRIMAVERA FONTES & JARDINS
TERRÁRIO PREPARADO POR
PRIMAVERA FONTES & JARDINS
Um terrário é um excelente objeto decorativo para quem quer ter plantas em casa, na mesa do escritório, no consultório, no banheiro, no quarto, ou seja, onde desejar e o melhor, além de lindo requer muito pouco cuidado. Se você não tem tempo ou mesmo não gosta de manusear vasos e plantas, apenas apreciá-los são ideais.

Terrários também são ótimos presentes, pois além de bonitos são duradouros. Você sempre será lembrado pela pessoa que recebê-lo. 

Podem ser feitos em recipientes abertos ou fechados.

Recipientes abertos
Cactos e suculentas são as plantas ideais para esses arranjos. São compostos com pedriscos, terra vegetal e areia. Através do vidro transparente nota-se as diferentes texturas e cores dos materiais. Todo o jardim é contido na altura da borda do recipiente. Essas plantas gostam de pouca rega, algumas gotas, uma vez por semana. Apreciam bastante luz e podem até tomar algumas horas de sol por dia.

Recipientes fechados
Em recipientes fechados funciona como um ecossistema autossuficiente sendo que as trocas gasosas da fotossíntese e o ciclo de água ocorrem naturalmente la dentro, sem muita necessidade de interferência. Temos dessa forma um ambiente de floresta tropical úmida.

São formados com areia, carvão ativado e terra vegetal. As plantas para esse mini jardim são as que gostam de sombra como por exemplo: Fittonia (planta mosaico) dinheiro em penca, musgos e planta pérola. Podem ser decorados com pedriscos. Depois de pronto e fechado o único cuidado é verificar se está formando vapor em excesso nas laterais, pois pode ser sinal de muita água. Se ocorrer, basta abrir e fechar novamente em seguida. Após esse ajuste pode ficar um ano sem precisar de regas. 

Podem ser feitos por vocês mesmos, adquirindo os materiais e usando a criatividade, além da atenção quanto as plantas utilizadas e as necessidades das plantas.

PrimaVera Fontes e Jardins também prepara terrários com todo carinho. Temos modelos prontos ou fazemos modelos personalizados. 

Temos em nosso site uma foto de um terrário feito utilizando a figura de Dumbledore de Harry Poter, a pedido da mãe de uma moça que tinha o bonequinho guardado desde que essa moça era criança. Foi uma forma de presentear a filha, e mostrar o carinho com que tinha guardado aquele brinquedo de sua infância.

Jardineiro, jardinista e amantes de plantas - Sigam também esta idéia. Terrários são excelentes para quem não tem tempo de cuidar de plantas.

Abraços!

PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br


CORES PARA A ÁREA EXTERNA DA CASA

VASO PREPARADO E INSTALADO POR
PRIMAVERA FONTES & JARDINS

As paredes atrás das plantas tem papel de moldura, destacando as plantas à sua frente, portanto as cores não devem ser parecidas. Considere a tonalidade das flores e folhagens e o contraste com a cor da parede de fundo. 

Perto de paredes ou muros de cores claras use plantas de folhas escuras e brilhantes ou flores coloridas. Cultive trepadeiras e canteiros com plantas como begônias, bico-de-papagaio e bambuzinho.  

Perto de muros de cimento ou pedra, valorize o aspecto rustico, cultivando costela-de-adão, palmeiras, bromélias, cactos, filodendro e antúrios.

Outro fator importante é colocar perto umas das outras, as plantas que tem a mesma necessidade de sol ou sombra para facilitar na hora de regá-las.

Ao plantar, pesquise sobre o crescimento das espécies, para saber se ao crescer, seu tamanho não ocultará o sol das outras plantas que dele necessitam, prejudicando-as.

Bromélias e cactos pedem solo mais arenoso, que não acumule água.

Se o ambiente for de pouca claridade, combine jibóia, filodendro e singônio por exemplo.
Para lugares com bastante luz, pode ser plantado árvore da felicidade, fícus, areca bambu, peperômias e marantas.

São muitas as plantas que podem ser cultivadas juntas, sem problemas. Basta respeitar as exigências de solo e iluminação para que o crescimento não seja prejudicado. 

Lembre-se sempre que há plantas que precisam de bastante sol, outras que morrem ao sol quente, as que preferem sombra, e assim por diante. Não adianta insistir em colocar uma planta de sombra, como por exemplo antúrios em seu jardim ensolarado. Prefira deixá-las no terraço bem iluminado que ficarão mais saudáveis.

Algumas plantas bacanas para utilizar:

- Trepadeiras: alamanda, hera africana, unha-de-gato.
- Rasteiras: begôbia, onze-horas, prímula.
- Pendentes: jibóia, filodendro, ripsális.
- Flores e Folhagens: ficus, coleus, hibisco, bambuzinho, columéia

Faça você mesmo a manutenção do seu jardim, podando, recolhendo folhas secas, adubando, replantando ou contrate um jardineiro para fazer esse trabalho. Se está construindo, contrate um paisagista para conversar sobre seu jardim, pois será melhor elaborado se já for pensado juntamente no processo de construção da casa, comércio, ou qualquer outra construção.

Donas de casa, esmerem-se em seus jardins;
Jardineiros, aprimorem-se cada vez mais estudando, pois ao lado da tão rica experiência muitas vezes já obtida os fará profissionais cada vez melhores.

Vamos voltar a cultivar e valorizar os jardins, que entre tantos outros benefícios, também produzem flores, que as abelhas polinizadoras tanto apreciam.

Abraços!

PrimaVera Fontes e Jardins

www.primaverajardins.com.br
(11) 95918-6869