ORGANIZAÇÃO DA CASA - COMO ARRUMAR O QUARTO, EM ESPECIAL O GUARDA-ROUPA
Um belo jardim com sua manutenção em dia, flores repostas, reforma dos vasos da varanda, a poda das trepadeiras, um banco para sentar, ler um livro, apreciar a paisagem, tudo faz parte do contexto de uma casa, portanto a parte interna da casa, sua organização e limpeza formam esse contexto junto com a parte externa. Seguindo esse pensamento, falaremos também em nosso blog sobre organização de ambientes internos. Trata-se de ordem, bem estar e conforto. Nesta publicação falaremos sobre o quarto.
Seu quarto, na hora de arrumar o guarda-roupa
Primeiro temos dificuldade em decidir qual será esse dia, depois, ficamos frente a ele sem saber por onde começar, ai dá aquela pânico, então deixamos para outro dia. E esse dia não chega ... e as coisas vão ficando mais confusas ...
Ter um guarda-roupa em ordem faz com que encontremos rapidamente uma peça sem perder tempo, principalmente na correria para o trabalho. Não importa o tamanho do armário. Qualquer móvel pode estar bem organizado. O importante é visualizar as roupas e suas possíveis combinações.
Sem pânico
Primeiro retire tudo o que não usa mais e vá separando para fazer doação e o descarte correto. Só nesse passo já eliminará um monte de coisas. Em outra pilha separe roupas que precisam ser lavadas, em outra as que precisam de concerto. Já afaste do quarto esses itens, para que fique fácil trabalhar nele.
O que mais tem no meu guarda-roupa
Bom, seu guarda-roupa deve ter roupas, acessórios, livros, sapatos, contas para pagar, contas pagas, cadernos, roupas de cama, lembranças, fotos e tantas outras coisas. No meu ponto de vista, no quarto deve ter apenas coisas que são do quarto, ou seja, vamos ver o que deve mesmo ficar nele.
Livros - Ideal que tenham uma estante em outro local da casa, até mesmo feitas com prateleiras compradas em depósitos ou improvisadas de forma artesanal. Podem ficar na cabeceira os que estão sendo lidos no momento.
Materiais escolares - Também podem ficar em algum local mais apropriado, ou caso tenham que ficar mesmo no guarda-roupa, que haja uma prateleira ou gaveta especialmente para eles, sem que fiquem junto com as roupas ou pelos móveis.
Documentos - Compre uma caixa para guardá-los ou improvise alguma caixa de papelão, de algum presente ganho, de madeira, ou compre aquelas caixas chamadas de "arquivo morto", usadas em escritório, e os guarde lá dentro.Coloque uma etiqueta na caixa para identificar.
Contas pagas e outros papéis que devem ser guardados - Podem ser separados nessas caixas de "arquivo morto", encontradas em papelarias, ou outras pastas, porém que cada tipo de conta ou assunto seja guardado em uma caixa diferente com etiquetas para identificar o que há dentro.
Maquiagem - Já separe um estojinho, coloque tudo que encontrar de maquiagem dentro e separe. Ao terminar de arrumar o guarda-roupa veja em que prateleira ficará esse estojinho.
Da mesma forma vá fazendo com o resto das coisas que tem no quarto. Viu que foi separando por "assunto" o montinhos? Depois vamos ver onde serão guardados e guardá-los mais agrupados, não deixando por exemplo, uma meia na gaveta, outra no criado-mudo. Items juntos.
Miudezas, vá também dispondo em caixinhas. Exemplo, junte toda caneta que achar e coloque em um porta canetas ou caixinha. Lacinhos de cabelo, grampos, pentes, separe em outro "montinho".
Limpeza
Limpe o armário internamente e externamente.
Ao guardar
Nunca junte objetos de natureza diferentes.
Agora que separou os itens (roupas de bijouterias de sapatos de papéis, de documentos, de livros ...) olhe para aquele guarda-roupa limpinho e vazio e visualize onde cada coisa poderá ser colocada. Já sabe a quantidade de calças, de camisas, de bolsas, de maquiagem, de caixas, então as disponha no móvel de acordo com os espaços. Toalhas podem ficar melhor dobradinhas nas prateleiras, do que nas gavetas. Moletom podem ficar melhor dobrados na gaveta tal, e assim por diante. Vá guardando dobradinho, bonitinho ...
O que não usa com frequência, deixe em um local onde não seja tão fácil o acesso. Sabe aquele lugarzinho chato de alcançar? Então, pode por lá. As roupas podem ser separadas por estação e nos maleiros podem ficar, além das malas, caixas, objetos e peças de roupas de uso não frequente, roupas de outra estação.
Tenha bastante cabide, para que as roupas não fiquem por cima umas das outras. Fica mais bonito e fácil de achar. Uma dica para quando num mesmo cabideiro precisar guardar roupa de duas pessoas, é comprar cabides por exemplo de cor azul para uma pessoa e verde para outra. Onde tem os cabides azuis é o espaço de uma delas. Ao terminar os cabides azuis, começam os verdes, espaço da outra pessoa.
Dentro de cada gaveta separe as roupas por cor ou tipo de uso. Exemplo: gaveta das camisetas, dobradas ou em rolinhos. Coloque todas as verdes, depois todas as azuis, etc.
Mesmo dentro da gaveta separe peças pequenas. Por exemplo, coloque nichos, separadores de papelão improvisados ou pequenas caixinhas, dentro da gaveta. Numa coloque biquinis, na outra calcinhas, na outra sutiãs, na outra meias, e assim por diante. Dessa forma você terá vários itens na gaveta sem que estejam misturados. Se tem muitas gravatas, por exemplo, e precisa uma gaveta só para elas e tem esse espaço, ok.
Não precisa abotoar todos os botões das camisas, bastando que seja abotoado o primeiro. Podem ser organizadas estando as de manga longa, seguidas das de manga curta. Separe também por cor.
Sapatos e bolsas podem ser colocados em caixas etiquetadas ou sacos. Há também diversos modelos de sapateiras para comprar. Isso caso o seu closet ou quarto não tenha já o local apropriado para os sapatos. Os de festa e de pouco uso, deixar separados dos de uso diário. Separar sandalias, chinelos, sapatos baixos, salto alto, tênis e botas mesmo que na mesma prateleira. Um par pode ficar em cima do outro ou ao lado, dependendo do espaço.
Cintos e bolsas, ou no cabine, na prateleira, em caixas que também podem ser feitas artesanalmente por vocês ou penduradas atrás da porta. Tudo depende do espaço que tiver. Mas pouco espaço não significa bagunça. Sempre há uma forma.
Dobras
Adoro dobras. Na internet há uma série de videos bacanas ensinando fazer as dobras nas roupas, lençois, toalhas, etc. Camisetas, por exemplo, podem ser dobradas da mesma forma, ficando do mesmo tamanho para facilitar na forma como serão guardadas na gaveta e proporcionarão um visual bem bonito.
Lençois de cima, de baixo, de elástico, fronha. Onde estão? Onde coloquei? Então, dobre e guarde o jogo junto. Além de estarem todas as peças juntas, quando precisar, tem o belo visual nas prateleiras. O mesmo com as toalhas de banho, junto com a de rosto. O pijama, calça dobrada junto com a blusa. É só puxar e pronto.
Mudando a estação, recolha as roupas e guarde. Se for guardar em saco plástico, faça furos no saco para que a roupa respire. Há sacos próprios para isso em lojas. No lugar delas organize as da estação atual.
Muitas vezes não temos onde guardar as coisas e os guarda-roupas nunca são suficientes, pois temos muito mais do que damos conta de usar. Por que não comprar só o que realmente é necessário e doar o que não está mais sendo usado.
Limpeza e organização são sinônimos de bem estar.Para que dez jogos de lençois, vinte de toalhas de banho e onde guardar tudo isso? Melhor ter menos quantidade, usar e comprar novinhas e macias repondo essas.
E depois
Depois de tudo arrumadinho, organizado, limpo, cheiroso e ventilado, porque não colocar um vaso decorativo, um terrário, ou até mesmo uma fonte com o burburinho da água para relaxar? Veja esses produtos em nosso site.
Abraços!
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
contato@primaverajardins.com.br