domingo, 28 de fevereiro de 2016

SEGURANÇA EM JARDINAGEM

Sou jardineiro. Que equipamentos de segurança preciso adquirir?

Oi pessoal, o jardineiro, como todo profissional, precisa ficar atento à sua segurança, portanto decidi falar um pouquinho sobre isso. Já vi muitos jardineiros trabalhando sem qualquer cuidado, preocupados apenas com o trabalho que estavam executando. Além de cuidar-se é importante que instrua seus funcionários a seguirem também os procedimentos de segurança, pois trabalham com equipamentos como roçadeira, produtos químicos (agrotóxicos), plantas com espinhos, escadas, etc.
Veja:

Roupas

- Avental
- Botas de borracha
- Camisa de manga comprida
- Calça comprida de brim grosso
- Chapéu ou boné
- Luvas

Ao manusear roçadeira e aplicar produtos químicos que penetram no organismo pelas vias respiratórias, é muito importante também que utilize:

- Óculos de proteção
- Protetor auricular
- Perneiras
- Protetores faciais
- Respiradores com filtro

Não há exagero nestas precauções, e sim garantia de sua saúde.

O ideal é fazer uns orçamentos e encontrar uma loja que venda com bons preços, adquirir os itens necessários e fazer seu trabalho tranquilamente, não é mesmo?

Lembrando sempre que jardinagem também exige segurança.

Outra coisa, pessoas que gostam e cuidam dos próprios jardins, da mesma forma precisam ter atenção à sua segurança para evitar acidentes.

Veja também: Ferramentas e equipamentos necessários ao trabalho. 
PrimaVeraJardins
contato@primaverajardins.com.br

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

COMO FAZER MUDAS DAS PODAS

HIBISCO
FOTO DE PRIMAVERA FONTES E JARDINS

O QUE VOCÊ FAZ COM AS PODAS DOS JARDINS?

segue a dica:

SUCULENTAS
FOTO DE PRIMAVERA FONTES E JARDINS

Jardineiro, uma coisa bacana e interessante a fazer quando faz as podas, é transformar essas podas em mudas

Há muitas plantas que pegam com uma facilidade incrível. Ou seja, ao podar separe algumas mudas e vá produzindo em seu próprio quintal. Essas mudas  poderão ser vendidas a seus clientes e assim colher mais esse lucro.

Como você fez a muda e acompanhou o desenvolvimento, saberá que trata-se de uma muda saudável a ser comercializada.

Um exemplo é o Hibisco. Basta colocar os galhos podados em um vaso com terra e inclusive os botões que estavam por abrir abrem mesmo assim. Sei disso pois fiz várias mudas dessa forma.

Você também pode comprar algumas mudas de suculentas e fazer mudas à partir delas para vender a seus clientes, pois cada folha que cai transforma-se em outra muda e as suculentas são plantas incríveis e fáceis de cuidar.

E o Clorofito? Se você não trabalhou com os clorofitos ainda, experimente. É uma planta maravilhosa para compor jardins e até mesmo vasos. Você não imagina o número de mudas que essa planta produz. De uma planta terá diversas depois que ela crescer e produzir novas plantas.



PrimaVera Fontes e Jardins
contato@primaverajardins.com.br
https://www.youtube.com/watch?v=BkBMLE2kF-ghttps://www.youtube.com/watch?v=N9K3sJXyBAM

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

DENGUE NOS VASOS DAS PLANTAS

PEDRISCOS PARA COLOCAR NOS PRATOS DOS VASOS
SUGESTÃO DE PRIMAVERA FONTES E JARDINS
Já verificou se há acúmulo de água em seus vasos?

Observei que mesmo havendo furinhos nos pratos dos vasos para que não acumule água, esses furinhos podem estar entupidos e haver acúmulo de água neles. Já verificou se em seus vasos não está ocorrendo isso?

O que pode fazer

Verificar se os furos dos pratos dos vasos estão entupidos e desentupí-los, depois colocar nos pratos dos vasos areia, terra ou pedriscos. Os pedriscos são fáceis de encontrar em lojas de jardinagem por exemplo.

São formas fáceis e eficazes de evitar que haja acúmulo de água onde você menos imagina. 

Verifique todos os seus vasos grandes ou até mesmo os pequenos pratinhos de suas violetas. 

Além dos vasos, é sempre bom verificar de vez em quando todo o quintal para confirmar se não há latinhas, vasinhos vazios ou qualquer outro local onde a água esteja acumulando.

Jardineiro, ao fazer a manutenção nos jardins, liste essa verificação e correção como item a ser feito.


PrimaVera Fontes e Jardins

MATERIAIS e SERVIÇOS NECESSÁRIOS PARA O TRABALHO DE JARDINAGEM

O que é preciso verificar no jardim

GÉRBERA
PRIMAVERA FONTES & JARDINS















Completando o post "Quando um cliente pede os serviços de um jardineiro http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/,  veja:

Ao visitar o cliente, anote todas as necessidades do jardim, para preparar o orçamento.

Observe:

  • Árvores
  • Arbustos
  • Bordaduras
  • Canteiros
  • Gramas
  • Hera dos muros
  • Jardineiras
  • Trepadeiras
  • Vasos

Verifique a necessidade de:

Adubação de Cobertura

  • Produto e quantidade

Adubação Foliar

Aplicação de Calcário

  • Quantidade
  • Produto e dosagem

Controle de Plantas Invasoras

  • Se manual ou química
  • Produto/ dosagem

Controle de Pragas e Doenças

  • Citar problema e tipo de controle

Limpeza

Poda

  • Que altura
  • Tipos de podas

Revolver o Solo

Quanto mais observar e anotar, mais fácil e preciso ficará seu orçamento.

Logo postaremos sobre "Orçamento".

PrimaVera Fontes e Jardins

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

QUANDO UM CLIENTE PEDE OS SERVIÇOS DO JARDINEIRO

MUDAS DE LIRIO-DA-PAZ,
EXCELENTE PARA AMBIENTES DE MEIA SOMBRA

Quais serviços costumam ser solicitados ao Jardineiro.

Jardineiro, quando um cliente ligar e agendar um horário, na medida do possível procure não se atrasar e se isso for ocorrer, o avise antes. Ele ficará satisfeito e entenderá que você é um profissional responsável. 

Enquanto conversa com o cliente e este está lhe apresentando o jardim, observe, anote, seja discreto. Veja quais as expectativas com relação ao serviço de jardinagem para o qual este cliente está solicitando um orçamento.

Veja todos os serviços solicitados, o grau de dificuldade, anote se precisará completar ou repor terra, adubos, quais equipamentos serão necessários para o serviço, etc. 

Observe quais as necessidades de podas, tanto arbusto, como cerca-viva, se haverá necessidade de controle de pragas e como está o gramado.

Quanto aos vasos, se precisam poda, controle de pragas e doenças, necessidade de trocar a terra e até mesmo limpar ou reformar o vaso externamente. Isto pode não parecer serviço de jardinagem, mas acredito que seja um diferencial interessante.

Sabendo todos os serviços e materiais que serão necessários, poderá preparar o orçamento que poderá ser feito na hora pelo jardineiro, junto ao cliente ou encaminhado depois, porém nesse caso o ideal é que seja feito rapidamente.

Serviços os quais o jardineiro é solicitado a prestar:

Implantação do Jardim

Pode ser que o cliente já saiba o que deseja e lhe chama para preparar a terra e fazer o plantio, ou pode até mesmo pedir sua opinião do que fazer naquele local. Para isso é importante o conhecimento das plantas de sol, sombra e meia-sombra para indicar. Poderá ser necessário cuidar do solo para recebê-las, fazer o plantio com os espaçamentos corretos, fazer a irrigação e sugerir manutenção para que faça o acompanhamento desse jardim, caso o cliente desejar.

Reforma do Jardim

Pode ser que o cliente queira trocar as plantas existentes por outras, melhorar o visual ou ampliar o jardim. Para isso contrata o jardineiro para que execute esse serviço

Manutenção do Jardim

O cliente pode contratá-lo para fazer a manutenção em seu jardim tanto uma vez apenas, como pedir para que volte em determinadas datas. Poderá então fazer podas, adubar, controlar plantas invasoras, e doenças, fazer limpeza e irrigação.

Vamos falar mais sobre isto em outras postagens para não alongar demais. Acho importante, pois muitas vezes o jardineiro tem habilidade, experiência, mas receio do que fazer, do que deve ser oferecido e de como preparar o orçamento.

Veja também: 


Espero que tenha ajudado.

PrimaVera Fontes e Jardins


domingo, 21 de fevereiro de 2016

ERVA DANINHA

PLANTAS INVASORAS, também conhecidas com ERVAS DANINHAS

TIRIRICA MISTURANDO-SE AO GRAMADO


Jardineiro, ao fazer manutenção no jardim, fique atento às ervas daninhas e retire-as assim que surgirem. A retirada pode ser feita arrancando totalmente a planta invasora com a utilização de um firmino.
  
Utilize a enxada para áreas maiores, porém cuidado para não danificar as raizes das outras plantas do jardim. Quando for trabalhar próximo às plantas mais delicadas, utilize o firmino. Na manutenção dos vasos também use o firmino ou despraguejador. 

Quanto ao controle químico, busque ajuda de um técnico para orientá-lo, porém seu uso não é aconselhável em residências.

A tiririca, exemplo de planta invasora, pode surgir no jardim. Elas desenvolvem estruturas difíceis de serem retiradas. O que devemos fazer é ficar atentos aos jardins e gramados e fazer a retirada assim que surgem, evitando que se propaguem.

Você pode cobrir a terra onde não há nada plantado, com palhas ou folhas secas para dificultar o crescimento das ervas daninhas. Isso ajudará também a manter a umidade do solo evitando seu ressecamento.

Faça você mesmo ou contrate um jardineiro antes que todo o gramado esteja tomado.

Atenção porém, pois existem plantas de valor alimentício e medicinal crescendo nos jardins, calçadas e terrenos baldios, considerados plantas invasoras (inços) e são capinadas.

Há as plantas:
Nativas, originárias do ecossistema;
Exóticas, que podem ser do mesmo país, mas não do ecossistema de determinado local;
Ruderais, que aparecem espontaneamente em diversos locais, mas não se sabe mais que região/país originou a espécie.

ANA PRIMAVESE (1997) questiona a denominação “plantas daninhas” da seguinte forma: “São ecotipos perfeitamente adaptados às condições do solo. Portanto, são plantas indicadoras. E, quem sabe decifrar sua linguagem, não vai combatê-las sem saber por que apareceram

Assim, a ‘leiteirinha’, uma Euforbiácea, aparece na soja se faltar molibdênio. Colocando molibdênio, a soja se beneficia e a leiteirinha some. Somente aparecia por conseguir mobilizar molibdênio em um solo no qual a soja não o conseguiu mais. 

O ‘carneirinho’ ou carripicho-de-carneiro, uma composta, aparece especialmente em campos com plantação de feijão, indicando a deficiência de cálcio, podendo ser combatido através da calagem. 

O nabo bravo, uma crucífera, aparece em campos de trigo em que falta manganês e boro. 

Mas quando aparece papoula é sinal de que há um excesso de cálcio. 

A guanxuma indica solos muito compactos e um Andropogon, o rabo-de-burro, somente cresce em campos em que existe uma camada que estagna água. 

Todas as plantas invasoras indicam alguma coisa, mas, ao mesmo tempo corrigem-na. É através delas que a natureza recupera os solos estragados pela agricultura, Portanto, quando aparecem com muita persistência, alguma coisa está fundamentalmente errada. A natureza tem um único objetivo: garantir a continuação da vida, ou seja, recuperar o que foi arruinado, sanar o que esteve doente, eliminar o que não presta mais. Tudo tem razão.”

Ana Primavesi publicou inúmeros artigos científicos no Brasil e em revistas internacionais, escreveu livros e colaborou em inúmeras outros publicações.

Interessante, não é mesmo?

PrimaVera Fontes e Jardins

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

MANUTENÇÃO DE JARDIM

EM QUE CONSISTE A MANUTENÇÃO DO JARDIM

Muitas vezes o profissional de jardinagem tem dúvidas quanto ao que oferecer quando for executar um serviço de manutenção de jardim.

Abaixo alguns itens necessários e que podem ser oferecidos em sua proposta de trabalho.

  • Limpeza do jardim - Retirada de folhas, galhos e pedras.
  • Retirada de ervas-daninhas.
  • Replantio das mudas anuais que precisam ser substituídas.
  • Colocação de adubos nos canteiros.
  • Poda de árvores, arbustos e cercas-vivas.
  • Poda de galhos secos.
  • Controle de pragas e doenças.
  • Corte dos gramados.
  • Adubação dos gramados.
  • Irrigação.
  • Reposição de plantas em vasos quando necessário, poda das já existentes, reposição de terra.

Há muitos serviços a serem prestados em termos de jardinagem. Aprimoramento constante também são essenciais para preparar um jardim corretamente e fazer sua manutenção.
É importante conhecer as plantas, suas necessidades, saber quais os adubos necessários, quando repor terra dos vasos, entre outros.

Veja também FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO JARDINEIRO


PrimaVera Fontes e Jardins
contato@primaverajardins.com.br




AS PLANTAS E O AMBIENTE DE TRABALHO

TERRÁRIO NA MESA DO ESCRITÓRIO
PREPARADO POR PRIMAVERA FONTES & JARDINS
A qualidade dos ambientes é importante para a saúde dos trabalhadores e para tal a vegetação é excelente auxiliar. 

Podemos ter ambientes com áreas verdes, tanto em jardins, como em vasos ou até mesmo jardins verticais melhorando a saúde e bem estar dos trabalhadores. Vai além da estética. Melhoram a qualidade do ambiente e das pessoas.

As empresas podem ter espaços destinados a esse propósito, que podem ser junto às entradas, próximos às áreas destinadas às refeições ou até mesmo nas salas, por meio de vasos ou terrários.

Mesmo que de forma despercebida os funcionários sentem conforto quando há plantas por perto.

Imagine a surpresa de chegarem pela manhã para o trabalho e em cada mesa houver um pequeno vasinho composto por plantinhas que se adaptam a ambientes fechados? Sentirão carinho, entusiasmo e encorajamento.

São pequenas atitudes, sem data marcada, que vem do nada, e consigo carregam surpresa e agradecimento.

Pense em um grande vaso ao lado da copa ou árvores frutiferas, trepadeiras, grama amendoim, bromelias, azaléias floridas ...

Nada disso demandará muito custo ou trabalho. Depois de instalado, um jardineiro poderá fazer a manutenção e cuidar das regas. Pronto! Satisfação total.

Imaginem os funcionários que trabalham em fábricas sentarem-se ao lado de arbustos e árvores para descansarem no horário do almoço? Sentirão paz que refletirá em seu desempenho no trabalho depois.

E por falar em satisfação, clientes sentem-se mais bem recebidos ao entrarem em um ambiente onde haja a natureza presente.

Não vou me alongar aqui com estatísticas e estudos, mas se houver interesse por parte dos gestores das empresas, basta pedir que terei o enorme prazer em lhes enviar.

Fico também à disposição para verificar o local, sugerir vasos e plantas e lhes enviar um orçamento. Vivi por longos anos em escritórios, portanto é uma experiência que possuo.

PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
https://www.facebook.com/PrimaVera-Fontes-Jardins-1614940102055689/

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

FERRAMENTAS E EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO JARDINEIRO

Que ferramentas são necessárias para o trabalho do jardineiro


  • Tipos de ferramentas
  • Manutenção, limpeza e conservação das ferramentas

As ferramentas são utilizadas de acordo com o trabalho a ser realizado, mas algumas são indispensáveis. Ferramentas são fundamentais tanto para a implantação quanto para a manutenção do jardim.

  • Fique atento à marca e ao material com que são fabricadas, para adquirir ferramentas de qualidade e durabilidade.




  • Ancinho
  • Aparador de grama 
  • Arara 
  • Carrinho de mão 
  • Cortador de grama
  • Enxada 
  • Enxadão
  • Equipamentos de Proteção Individual - EPI
  • Escarificador 
  • Facão
  • Luvas
  • Motoserra
  • Regador
  • Roçadeira
  • Serrote de poda
  • Sopradores
  • Tesoura de poda

Há uma série de fabricantes e uma diversidade muito grande de produtos e equipamentos para atender todas as necessidades do jardineiro. O ideal é ter as ferramentas básicas necessárias e à medida que for ampliando seu negócio ou que tiver condições, investir em equipamentos mais complexos que facilitam e agilizam bastante o trabalho.

Manutenção das Ferramentas

Ferramentas precisam desde uma simples limpeza com pano úmido até a lubrificação e afiação. Ferramentas mal conservadas afetam no rendimento do trabalho. 

Devem ser guardados longe da umidade, da chuva e do sol.


  • Ferramentas de inox com cabos de plástico, lavar com água e sabao. Enxugar bem antes de guardar. 


  • Tesouras de poda devem ser limpas e lubrificadas com óleo de máquina e se possível, aplicar anticorrosivo ás lâminas.


PrimaVera Fontes e Jardins
http://primaverajardins.com.br/index.html
https://www.facebook.com/PrimaVera-Fontes-Jardins-1614940102055689/




quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

TERRÁRIOS EM CACHEPOT DE VIDRO PARA DECORAR E PRESENTEAR

TERRÁRIOS 

TERRÁRIO PRIMAVERA FONTES & JARDINS
 Para quem gosta da natureza e não tem tempo de cuidar, os TERRÁRIOS são ótimos, pois necessitam de pouca água. Torna-se um precioso item decorativo. Além disso pode ser dado de presente, por ser bonito, natural e duradouro.

Materiais: suculentas e cactos variados, pedriscos, seixos de rio, areia, miniatura (opcional) e recipiente de vidro tam. aprox. 17,5cm alt x 16cm larg.

Fazemos também em versões menores para serem ofertadas como lembrança de aniversário, bodas, casamentos ou outros eventos. Consulte o valor.

PrimaVera Fontes e Jardins

OS CLIENTES DO JARDINEIRO

Minha opinião:

Há paisagistas, arquitetos, engenheiros, jardineiros, jardinistas, enfim pessoas com experiências, conhecimentos habilidades, cursos, faculdades, mestrados, doutorados ...

O que entendo é que o jardineiro, mesmo não tendo curso técnico de paisagismo ou outras formações, e não "podendo" atuar como paisagista, pode e deve sempre melhorar os serviços que oferece para se destacar no mercado de trabalho.

Caso não tenha condições de fazer cursos pagos, há muitos cursos gratuitos, tanto presenciais quanto online, basta pesquisar e saber onde estão.

Caso não saiba usar um computador para os cursos online, há também muitos cursos, também online e gratuitos, que podem auxiliar. Até mesmo seguindo posts, videos no youtube, etc. Ai vem a pergunta, mas se a pessoa não sabe utilizar o computador como poderá fazer cursos online. Basta pedir ajuda de amigos ou familiares no início, depois é ter persistência e força de vontade.

Bem, o tema acima "os clientes do jardineiro" podem ser:


  • Empresas
  • Condomínios
  • Residências
  • Consultórios
  • Comércios
Enfim há muitos ajardinamentos para serem feitos ou mesmo implantar jardins projetados por arquitetos e paisagistas, mediante o projeto por eles executado.

Uma necessidade puxa a outra, ou seja, vá aos gardens, verifique que plantas possuem, veja o nome delas, pesquise em que tipo de ambiente elas vivem, pesquise vasos, veja imagens e jardins na internet para basear-se e tomar como exemplo, e assim vai aos poucos se aprimorando.

Pontualidade

Pontualidade, é tão importante, em minha opinião, quanto prazo de entrega. Se agendou a visita ou o serviço a ser prestado e não puder ir, não adianta não aparecer e ligar depois dizendo "não fui" e justificar-se. O ideal é que ligue antes dizendo "não poderei ir". Dessa forma o cliente não fica desiludido e desencorajado a contratá-lo.

Enfim, há muito o que aprender, e muitos detalhes a serem observados para a prestação de um serviço de qualidade que fará com que o cliente se lembre de você e  inclusive o indique a outras pessoas.

Mãos à obra e como disse em outro post, procurarei passar bastante informação útil aos jardineiros e todos aqueles que desejam manusear plantas e criar seus poróprios jardins.

Maos à obra.

PrimaVera Fontes e Jardins

PARQUE CHICO MENDES

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS

E por falar em parque ...


Outro parque espaçoso para passear, fazer caminhada e levar as crianças para brincar, é o Parque Chico Mendes em São Caetano do Sul, que fica na Avenida Fernando Simonsen, 566, Cerâmica, São Caetano do Sul - SP.


Há espaços abertos, arborizados, trilhas e lagos, embora haja uma área do parque danificada, mas mesmo assim vale conhecer, especialmente em dias ensolarados.

Estou falando em parques, por ser uma alternativa agradável, ao ar livre e de encontro com a natureza.

Veja também: Jardim Botânico de São Paulo 


Seguem algumas fotos tiradas no Parque Chico Mendes.

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS
PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS
PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS
PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS

PARQUE CHICO MENDES - FOTO DE PRIMAVERA JARDINS





http://primaverajardins.com.br/index.html


https://www.facebook.com/sapatinhosdelena/

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

JARDIM BOTÂNICO DE SÃO PAULO

Hoje resolvi escrever sobre o Jardim Botânico de São Paulo, pois o frequento há muitos anos e tenho de lá somente momentos tranquilos e agradáveis.


Árvores, flores, pássaros, lagos, trilhas ... 



É um lugar para caminhar, relaxar, sentar na sombra das árvores, observar os pássaros, caminhar pelos lagos nos quais as árvores se refletem ...



Tudo lá é muito bem cuidado e bonito. Infelizmente muitas pessoas não tiveram o prazer de visitá-lo, mas para quem gosta de natureza garanto que vale a pena.



É um local para jovens, crianças, adultos, familias, enfim para todos.



Se você é jardineiro, jardinista ou paisagista, esse é um ótimo lugar para se inspirar. 



Seguem algumas fotos tiradas ao longo dos anos, pois nunca me canso de tirar fotos de tão bela paisagem.




FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS
FOTO NO JARDIM BOTÂNICO S.P. POR PRIMAVERA FONTES E JARDINS


PrimaVera Fontes e Jardins
http://primaverajardins.com.br/index.html
https://www.facebook.com/PrimaVera-Fontes-Jardins-1614940102055689/

https://www.facebook.com/sapatinhosdelena/