domingo, 14 de fevereiro de 2016

CORRIGIR OU NÃO O SOLO?

Correção do Solo

A correção do solo é uma prática para uniformizar as condições de acidez do solo, geralmente usada em cultivos comerciais e pouco em paisagismo. 
Existem profissionais que não costumam regular a acidez do solo, porém usam compostagem, pois a adição de matéria orgânica que sofreu uma correta decomposição e tem sua relação de Carbono/Nitrogênio entre 25:1 e 30:1, também tem propriedades de regular a acidez do solo. 
A matéria orgânica não decomposta, ao contrário, acidifica o solo até a sua decomposição, e nesse processo rouba Nitrogênio. Podemos observar isso pela falta de verde , nas folhas das plantas, indicando sintoma de deficiência deste nutriente. 
A escolha das plantas tem que levar as suas necessidades com relação aos níveis mínimos e máximos de acidez tolerada. A Azaléia, por exemplo, é uma planta que gosta de solos ácidos, com pH por volta de 4 a 4,5. Se colocarmos Cálcio no solo corremos o risco de matá-la, pois não tolera o Cálcio (são chamadas de calcífugas).
Ao plantar os canteiros, é reciso dispor as plantas segundo suas necessidades de solo.
Plantas cultivadas a pleno Sol e que tem como atrativo as flores, se situam em sua grande maioria em faixas de pH entre 5,5 e 6,0. 
Conhecer as plantas é fundamental, mas não se preocupe, pois quando menos perceber já terá conhecimento de muitas delas. Basta fazer suas pesquisas, visitar locais que vendem ou produzem plantas, ler livros ...

Veja também:
Determinando áreas de sol e de sombra
http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/2016_01_01_archive.html
PrimaVera Fontes e Jardins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, recebi sua mensagem e responderei assim que possível. Obrigada por visitar meu blog.
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/