quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O JARDIM QUE EU ME LEMBRO

Por que não fazemos mais jardins.

Como era o jardim de minha mãe quando eu era criança.

Como era o jardim de minha avó.

"Foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez tua rosa tão importante."Antoine de Saint-Exupéry

Meu infinito particular

JARDIM E FOTO DE PRIMAVERA FONTES & JARDINS
Fala-se muito nos desmatamentos, nas casas sem qualquer planta, nas pessoas que odeiam folhas caídas, nos jardins, nos jardineiros, nos amantes de plantas, nas árvores das calçadas.

Nessas horas muita gente diz: "antigamente todos tinham jardins em casa, as pessoas valorizavam isso, lembro que minha mãe, minha avó, tinham uma flor tal, não me lembro o nome, mas dava flores brancas incríveis e perfumadas, lembro que meu bisavó tinha hibiscos em toda volta da casa e parreiras de uvas".

Eu também lembro de andar pelos caminhos do jardim da casa onde morava quando era criança, cultivado pelos meus pais. Lembro das  samambaias e do enorme philodendron. Havia um aro por cima do portão com rosa trepadeira. São cores, perfumes e lembranças que nunca esqueci.

Pensei então, porque nao dividimos nossas histórias de como eram nossos jardins quando eramos crianças, de nossos tios, avós, bisavós. Abrindo essas deliciosas lembranças podemos falar sobre plantas, descrever como eram, sabendo ou não os seus nomes. 

Vamos relembrar, trazer à tona essa vontade de embelezar nossa casa com as maravilhas da vida, que são arbustos, árvores, forrações e flores.

Além do jardim que mencionei, também lembro muito de quando era pequena, bem pequena, da casa de um tio avó. Era um mundo magnifico aquele quintal, lotado, forrado de trepadeiras, vasinhos e plantas tão lindas. Estar lá para mim era como entrar em uma floresta e deparar com troncos, folhas e flores. Depois que ele partiu tudo foi arrancado e virou garagem. Mas nunca esqueci. Ainda sinto o contato e o perfume daquelas plantas, assim como me vejo caminhando entre os canteiros de meus pais.

Minha filha, certamente, também lembrará do jardim que temos hoje. É igualmente lotado, cheio de plantas, vasos e árvores. Inclusive um enorme, magnifico e majestoso Jatobá. Fizemos um comedouro onde colocamos frutas e temos visita de sabíás, bem-te-vis, beija-flores, maritacas e outros pássaros cujos nomes não sabemos. Onde isso? No meio da cidade, em um bairro onde pouca árvore restou. Nos finais de tarde sentamos juntas para olhar os pássaros e ouví-los cantar.

Foi então que ela teve a idéia de filmá-los em dias diferentes e montar um filminho para me dar de presente de Natal. Ficou lindo e emocionante. No nosso pedacinho de quintal tanta vida. Quem quiser ouvir, adoraria compartilhar. 

https://www.youtube.com/watch?v=N9K3sJXyBAM

E sua história? Conte-nos dos jardins que lembra e do que tem saudade. 

Abraços
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br

2 comentários:

  1. Que lindo, mãe! Certamente muuuuitas lembranças ficarão de todas essas plantas maravilhosas que você cultivou em casa. São memórias e momentos especiais, tesouros para toda a vida. Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, recebi sua mensagem e responderei assim que possível. Obrigada por visitar meu blog.
PrimaVera Fontes e Jardins
www.primaverajardins.com.br
http://primaverafontesejardins.blogspot.com.br/